Sophie Duarte
Olá Sophie,
Quem é a Sophie Duarte?
Olá, tenho 29 anos, nasci em França, os meus pais são portugueses. Portugal é a minha pátria de coração! Estive no Porto a viver durante 5 anos mas regressei
muito recentemente à França por motivos pessoais e profissionais.
Como começa o teu interesse pela fotografia?
Sempre tive uma grande paixão pelas artes. Comecei primeiro por fazer pintura a óleo desde a escola secundária, estudei também de forma autodidacta as artes gráficas. Sempre gostei de registar, apenas com uma compacta, momentos e lugares e desde há sete anos mais ou menos, comecei a interessar-me mais a nível técnico e a ver a fotografia como uma forma de arte e criatividade.
Comprei uma câmara reflex e tirei um curso de fotografia profissional para me tornar fotógrafa profissional.
Que tipo de fotografia gostas de fazer?
Adoro sobretudo fotografia de moda e publicidade porque a criatividade é sem limites. Mas gosto e aprecio todo tipo de fotografia, desde fotografia de arquitectura, culinária, casamentos.
Algo que também me dá muito prazer fazer são os retratos e sessões mais pessoais de famílias, casais etc…

Para além da fotografia, quem és tu?
Antes da fotografia licenciei-me em Ciências da Comunicação em França.
Após algumas experiências profissionais percebi que o meu lugar estava do lado das artes e da criatividade, foi na altura em que me mudei para Portugal e iniciei o meu curso de fotografia.
Sou uma pessoa que vive a vida, não gosto de perder tempo pois é algo precioso.
Gosto de estar com a minha família, particularmente com a minha sobrinha Ana, e com os meus melhores amigos. Tenho muitos projectos, não só na área da fotografia, e apesar de haver às vezes barreiras, trabalho muito para os concretizar. Sou bastante perfeccionista e sei o quero mas nem sempre as coisas correm como queremos ou quando queremos, mas continuo sempre positiva! Gosto de cozinhar e comer coisas boas. Gosto de me rir, muito, e de fazer rir os outros!

Obrigado, Sophie.

A fotografia de moda é uma atracção?
Porquê?
Como disse anteriormente, é pela criatividade e também muito pelo meu gosto pela moda, desde acessórios, alta-costura, bijutaria… que gosto de trabalhar nesta área. Quando era mais pequena desenhava modelos de vestidos que copiava de revistas e queria ser estilista!
Toda a produção feita num editorial é algo que me encanta, estou sempre envolvida em todos os aspectos e
pormenores numa produção: desde as roupas escolhidas, maquilhagem, acessórios e depois vem o momento de fotografar com as luzes e a técnica toda pensada para produzir as imagens que tenho em mente.
Se pudesses escolher uma pessoa e um local para fotografar, quem escolhias?
Onde?
Esta é uma pergunta difícil, existem imensas pessoas e muito locais!
Na área da moda, escolheria uma modelo da Victoria’s Secret (porque não a Sara Sampaio que já faz parte agora) com uma produção em Dubaï, na pista de helicóptero do hotel Burj Al Arab, aquele que parece uma grande vela, com roupas do Designer Alexander McQueen.

No teu dia a dia, vês o mundo através do visor de uma câmara?
Sinceramente, vejo mesmo! O meu cérebro cria instantaneamente uma imagem para representar o que está a ver, seja o que for. Às vezes estou a olhar para uma pessoa e penso como poderia iluminar o seu rosto e os retoques que faria em pós produção.
Não ando 100% do tempo com a minha câmara mas no meu dia-a-dia aponto muitas ideias e faço esboços (que ninguém entende) de imagens que idealizo.
Já conhecias a Amol? Que te parece este projeto?
Conhecia a Amol porque estou sempre a pesquisar na Internet sobre moda, fotografia e acabei por descobrir
esta revista. Acho que a Amol é um projecto bem sucedido e uma boa forma de divulgar trabalhos e a moda em Portugal. Desejo-lhe de crescer cada vez mais.










