Maria João Poinho
Maria João Poínho is 34 years old, from Bragança, Portugal. She works on her own, she is taking a master degree, she is the mother of two boys and she also does some modelling. She won the chance to be the cover of our 4th anniversary magazine in a contest with other 85 girls.
Vencedora da iniciativa Amol/Cirrone para capa de Janeiro. Quem és tu?
Considero-me uma pessoa extremamente
simples, com vontade de aprender e amiga dos amigos, dizem que tenho um feitio especial, que no início se estranha mas que depois se entranha… Sou divertida, gosto de sair com as amigas mas prefiro um bom serão à lareira com boa companhia.
Além disso sou mãe, o que me orgulha bastante, pois são filhos que me apoiam em tudo o que faço. Frequento atualmente o mestrado em Cuidados Continuados na Escola Superior de
Saúde de Bragança, e profissionalmente trabalho por conta própria.
Com 86 candidatas iniciais, entre as 20 finalistas, vencedora. O que se sente quando se recebe esta notícia?
Devo confessar que não estava à espera, não foi propriamente o objetivo de ganhar que me levou a concorrer, mas sim o desafio, e as oportunidades que poderiam advir da participação. Mas fiquei entusiasmada naturalmente, e adorei a experiência da oportunidade de ser a capa do 4º aniversário da Amol Mag, é algo que não vou esquecer.
Moda e fotografia estão longe de ser a tua atividade principal . Qual é a tua relação com este mundo e como concilias a modelo, a profissional, a estudante e a mãe?
Confesso que estes dias têm alterado a minha rotina, mas com organização, vontade e dedicação àquilo que mais gostamos funciona na perfeição. A minha relação com o mundo da moda e da fotografia ainda é recente, mas como qualquer coisa que eu “abraço” faço o com muito gosto e dedicação, sempre na esperança de melhorar.
Reparamos que tens uma grande facilidade de diálogo com a câmara. Em que pensas quando fotografas?
Na verdade em nada de concreto, procuro estar atenta às necessidades do momento e do profissional que tenho à minha frente e fazer o meu melhor, muitas vezes não é a “Maria João” que está ali, mas sim quem tem que estar… Procuro transmitir uma imagem que venda, ou que transmita a mensagem correta do que se pretende.


Quase tivemos que te pedir o bilhete de identidade para acreditar que não eras menor, qual é a tua fonte da juventude?
Não faço nada de especial, procuro alimentar-me de forma saudável, e, evitar comportamentos que sei que me vão prejudicar, não tenho grandes vícios, (não fumo, não bebo) e levo tudo menos uma vida sedentária, ou seja bastam-me as atividades diárias para me manter ativa.
No teu dia a dia és uma mulher vaidosa?
Depende da ocasião, e do estado de espirito, porque nós mulheres temos que nos sentir bem e muitas vezes com disposição para que a vaidade venha ao de cima, mas normalmente gosto de sentir bem comigo própria, e o mais importante de me sentir Mulher.
E nos teus tempos livres, que fazes?
Não tenho propriamente tempos livres, mas quando posso gosto de viajar, conhecer lugares e pessoas.
Qual a tua opinião sobre o projecto Amol Magazine?
Considero um projeto importante na divulgação da moda, fotógrafos e modelos entre outras coisas. É um projeto que tem tido notórios avanços e que se encontra em expansão. A minha
opinião é que com as parcerias perfeitas irá ser uma das revistas mais lidas internacionalmente, o que é ótimo.
Foi difícil trabalhar connosco?
Voltavas?
Difícil? Nada disso, foi deveras agradável a experiência, voltaria de certeza.
A simpatia e o à vontade que todos demostraram fizeram com que me sentisse em casa.












Fotografia | Photography
Pedro Cabral
Modelo | Model
Maria João Poinho
Maquilhagem | Make Up
Marta Moreira